-->

Páginas

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Microcefalia - O que é? Como é diagnosticada a Microcefalia?

Compartilhe!

Microcefalia é o nome que se dá quando uma criança tem a cabeça menor do que o considerado padrão. Não é exatamente uma doença, e sim um sinal de que o cérebro pode não estar crescendo como deveria. 
Se o cérebro não se desenvolve, a criança pode vir a ter deficiências intelectuais e físicas, em variados graus. Mas é possível tambem uma criança ter microcefalia e não ter atrasos. 

Como é diagnosticada a Microcefalia?

No útero, a microcefalia pode ser diagnosticada por ultrassom, quando a medida da cabeça, quando comparada com outras medidas do feto e com a idade gestacional, fica abaixo do esperado.  
Quando o bebê nasce, a microcefalia é diagnosticada com uma simples fita métrica. 
As autoridades brasileiras estão determinando, para efeito de monitoramento, que serão considerados casos suspeitos de microcefalia recém-nascidos (desde que nascidos depois de 37 semanas) com perímetro cefálico de menos de 32 cm. 

O que provoca a Microcefalia?

Entre os motivos conhecidos de microcefalia estão: 
  • Exames de imagem como ressonância magnética e tomografia computadorizada podem dar indicações da causa da microcefalia. A presença de calcificações aponta para algum tipo de infecção. 
  • Desnutrição, fenilcetonúria ou diabete mal controlada na mãe durante a gestação;
  • Infecções sofridas pela mãe durante a gravidez, como a rubeola, citomegalovírus, toxoplasmose, sífilis e possivelmente a zika;
  • Síndromes ou problemas genéticos, como a síndrome de Down, trissomia do 18 e do 13, entre centenas de outras. Em caso de síndrome genética, pode haver malformações em outras partes do corpo;
  • Exposição da mãe a agentes teratogênicos durante a gravidez (radiação, substâncias químicas, consumo de álcool ou drogas);
  • Craniossinostose ou cranioestenose: fechamento prematuro das moleiras do bebê. Nesse caso, o problema inicial é com os ossos do crânio e não com o cérebro;
  • Lesão ou trauma no cérebro do bebê, por exemplo na hora do parto. Nessa situação, a microcefalia só aparece conforme o bebê vai crescendo.

Qual tratamento para Microcefalia?

Não é possível recuperar o crescimento perdido no cérebro, nem fazer o crânio voltar ao tamanho normal -- com exceção dos casos de cranioestenose, que são raros. 
Mas o acompanhamento constante da criança para introduzir terapias e estímulos o quanto antes contribui para o desenvolvimento intelectual e motor. 
Podem ser usadas medicações e tratamentos para questões específicas. Por exemplo, se houver epilepsia, a criança pode tomar remédios para controlar as convulsões. 

O que fazer para evitar que o bebe tenha microcefalia?

Você pode cuidar da sua saúde antes de engravidar e durante a gestação, e tomar medidas para tentar não se expor a substâncias tóxicas ao bebê nem pegar infecções que possam causar o problema. 
Caso você pegue uma infecção que possa causar microcefalia, siga o tratamento indicado pelo médico. Em alguns casos, como em infecções virais como a zika, não há tratamento específico. 
Não existe um exame durante a gravidez que possa garantir, com certeza absoluta, que a criança não terá o problema. Exames de ultrassom ajudam a monitorar o crescimento da cabeça do bebê, mas não há nenhuma intervenção, após a infecção, que possa evitar o surgimento da microcefalia, caso tenha havido dano ao tecido cerebral.

Microcefalia - O que é? Como é diagnosticada a Microcefalia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário