-->

Páginas

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Zika - O que é? Como é Transmitido o ZIKA Virus?

Compartilhe!

O zika virus foi descoberto no Brasil pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) no final de abril. O zika vírus provoca uma doença com sintomas muito semelhantes ao da dengue, febre amarela e chikungunya. 

É uma doença viral aguda, transmitida principalmente por mosquitos, tais como Aedes aegypti, caracterizada por exantema maculopapular pruriginoso, febre intermitente, hiperemia conjuntival não purulenta e sem prurido, artralgia, mialgia e dor de cabeça. Apresenta evolução benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente após 3-7 dias.

Origem do Zika?

Há 20 anos, o Zika vírus foi isolado em seres humanos pela primeira vez na Nigéria. Da Nigéria, ele teria se espalhado por diversas áreas do mundo até entrar no Brasil em 2014, provavelmente trazidos por turistas.

Como é transmitido o ZIKA?

Assim como os vírus da dengue e do chikungunya, o zika também é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

Quais são os Sintomas da ZIKA?

Para saber se se está infectado pelo Zika vírus é importante estar atento aos sintomas que, normalmente, surgem 10 dias após a picada de um mosquito e que, inicialmente, incluem febre acima de 38ºC e manchas vermelhas na pele do rosto, mas que, após algumas horas, podem ser acompanhados de: 
  • Dor de cabeça constante;
  • Manchas vermelhas em outros locais do corpo, como braços, abdômen e pernas;
  • Vermelhidão e hipersensibilidade nos olhos;
  • Dor nas articulações, especialmente nas mãos e pés;
  • Dor nos músculos;
  • Cansaço excessivo;
  • Dor na barriga e náuseas;
  • Diarreia ou prisão de ventre.

Qual é o tratamento para a ZIKA?

Não existe vacina nem tratamento específico para o zika.  O Ministério da Saude informa que os casos devem ser tratados com paracetamol ou dipirona para controlar a dor e a febre.

O zika pode causar a microceflia?

O Zika vírus durante a gravidez pode causar microcefalia porque foram encontrados vírus no líquido amniótico que envolve o bebê durante a gravidez e também no líquido cefalorraquidiano, presente no sistema nervoso central, dos bebês que já nasceram e foram diagnosticados com microcefalia.

Zika - O que é? Como é Transmitido o ZIKA Virus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário